Tema Geral

As direções da Lusocom e Sopcom organizam na Universidade do Porto nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2020, o XIV Congresso da Lusocom. Depois de Moçambique, em novembro de 2018, este encontro terá como tema específico “Meios Digitais e Cidadania nas Redes Interculturais de Língua Portuguesa”.

O aprofundamento dos processos de globalização afeta necessariamente a cidadania. Em resultado da massificação dos meios digitais, a transformação cultural das nossas sociedades está a desencadear comportamentos individuais, grupais e coletivos, que muitas vezes geram paradoxos e perplexidades que fogem à nossa compreensão. Num contexto de grande mobilidade populacional no âmbito lusófono, o hibridismo cultural resultante oferece oportunidades e desafios interessantes às Ciências da Comunicação.

Os migrantes contemporâneos recorrem cada vez mais aos meios digitais para manterem o contacto com o país e a cultura de origem. Altera-se, assim, a partilha de elementos identitários (língua, valores, espaços) que geram sentimentos de pertença a uma cultura. Ou seja, para a comunidade lusófona espalhada pelo mundo, a sua pátria passa a ser imaginada e mediada através dos meios digitais, passa a viver em “paisagens-mediáticas” que se tornam centrais para a remediação da sua identidade cultural.

É neste quadro que surge o desafio da configuração em rede do espaço lusófono global. A capacidade de agirmos globalmente depende de conseguirmos pensar globalmente. E pensamos globalmente porque comunicamos globalmente. O fórum em que a Lusocom já se tornou permite-nos partilhar este novo mundo, tornando-o um espaço global de ideias, informação e conhecimento.